Notícias

Certificação MPS-BR

Foi finalizada no mês de abril a avaliação do MPS-br onde a PD CASE pleiteava a renovação do...

 

Fábrica de Software

 

Com o mercado cada vez mais globalizado e competitivo é essencial a redução de custos dos produtos de mercado. Para tanto, é necessário que os custos de produção também sejam reduzidos, assim como os custos indiretos dos sistemas de front-end e aplicativos de back-office das empresas.

Como nos outros segmentos, em especial na indústria de manufatura, a utilização do conceito de fábrica proporciona o aumento da eficiência obtendo ganhos com produtividade, organização e padronização, que, além de reduzir os custos, elevam substancialmente a qualidade dos softwares produzidos.

No caso da Fábrica de Software, a separação entre o trabalho de especificação e de implementação / construção, permite a especialização e segregação de funções com a consequente produção em escala.

Ciente disto, a PD CASE criou sua Fábrica de Software utilizando padrões e processos bem definidos a fim de garantir produtos de qualidade integrando as diversas fases, desde o levantamento até a entrega do produto final.

A expertise adquirida em desenvolvimento de softwares utilizando processos de fábrica, fez com que a PD CASE se tornasse uma das primeiras empresas brasileira a buscar a implementação e avaliação do modelo MPS BR Nível C, equivalente ao CMMI Nível 3.

Os processos da Fábrica de Software englobam todas as fases do ciclo de vida de um projeto, especificando os requisitos adequadamente, efetuando rastreabilidade horizontal e vertical, desenvolvendo códigos através das melhores práticas, obedecendo a critérios de medição de qualidade, por meio de uma gestão de configuração eficiente.

Para suportar o processo de desenvolvimento e obter maiores ganhos em escala, a Fábrica de Software utiliza metodologias baseadas em ferramentas de apoio amplamente difundidas no mercado como os frameworks JBoss Seam no mundo Open Source e .Net para tecnologia Microsoft.

A incorporação de funcionalidades dos frameworks à ampla biblioteca própria de códigos já desenvolvidos, garantem reutilização na construção de novos componentes de software. São estes principais componentes que fortalecem a Fábrica de Software da PD CASE na oferta de respostas às necessidades dos clientes, com produtividade e qualidade.

Padrões e processos bem definidos de acordo com o PDS Processo de Desenvolvimento de software, prática que visa a garantia de produtos de alta qualidade integrando as diversas fases, desde o levantamento até o produto final.

Utilização de metodologias baseadas em ferramentas de apoio amplamente difundidas no mercado como os frameworks JBoss Seam para o mundo open source e .Net para tecnologia Microsoft. PHP e Genexus também compõem a lista de tecnologias usadas pela fábrica.